segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Casa Arco



Os inventores da Casa Arco queriam revolucionar os modelos de habitação. Queriam um modelo que fosse ecológico, sustentável e economicamente viávelao mesmo tempo. A partir de um sistema modular de tubos de aços dobrado, eles criaram uma casa ambientalmente sensível, bonita, funcional, adaptável e acessível às pessoas.
Projetada para ter uma estrutura leve, a casa pesa somente 1.300 kg e pode ser construída em apenas algumas horas. Por isso, também é ideal para suprir os problemas de moradia em casos de desastres naturais. Mas a invenção vai além de ser um abrigo temporário, podendo ser usada em comunidades com maiores desafios habitacionais ou para construção de residências universitárias e casas de veraneio.
Na verdade, até mesmo famílias podem optar pela Casa Arco, pois se ela parecer demasiadamente pequena é sempre possível adicionar um módulo para ampliá-la. E um mesmo módulo pode se transformar em quarto, sala ou até mesmo cozinha. Como o custo de produção e montagem é baixo, não seria difícil aumentar a propriedade quando necessário.
Um dos destaques do projeto é o seu desenho curvilíneo, feito especialmente para que a casa fique envolta na paisagem, fazendo com a moradia se torne parte dela e não se caracterize como uma ruptura. A ideia é criar uma construção orgânica à natureza, que funcione junto a ela e não separadamente. A casa, que é feita com materiais recicláveis, tem sistema de captação de energia solar com painéis fotovoltaicos no teto e uma estrutura de ventilação ecológica que permite refrigeração natural do ambiente. Todos esses fatores colaboram para que Casa Arco, com a sua baixíssima pegada ecológica, seja um exemplo a ser seguido de arquitetura sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário